A01 [COD. 19.1.1.43] – A27 [S|COD.23]

R$2.000,00

Editora: RR Edições
Tiragem de 500 exemplares
ISBN 9788591025411
Rio de Janeiro, 2013
336 páginas

1 em estoque

REF: a01-cod-19-1-1-43-a27-scod-23 Categorias , ,

Descrição

Vinte e sete álbuns contendo fotografias e outros documentos avulsos constituíam a Coleção Pereira Passos | Malta e pertenciam ao acervo iconográfico da Subgerência de Documentação Especial do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro [AGCRJ]. Continham as fotos realizadas por Augusto Malta e seus filhos Aristógiton e Uriel — fotógrafos oficiais da Prefeitura —, entre 1903 e a década de 1950. Em algum momento dos anos 1990 os álbuns foram restaurados e acondicionados em caixas especiais. Desde então, estavam preservados em depósito climatizado, ordenados de acordo com a notação original, estabelecida pelos autores.

Em junho de 2006, logo após o feriado de 
Corpus Christi, a equipe responsável pelo acervo da Subgerência de Documentação Especial deparou-se com o desaparecimento de inúmeras peças muito valiosas, entre elas, dezenove dos álbuns da Coleção Pereira Passos. Restaram apenas oito. O intrigante é que as caixas permaneceram dispostas nas prateleiras onde sempre estiveram, porém, ao abri-las, os sinais de vandalismo eram evidentes: fotos cortadas, páginas arrancadas, capas sem conteúdo e, em alguns casos, nem mesmo isso. A caixa de número 27, igualmente furtada, nunca foi encontrada. Não havia sinal de arrombamento. É possível que os autores do furto tenham trabalhado com sutileza, esvaziando pouco a pouco as caixas de acondicionamento dos álbuns para que o crime só fosse descoberto algum tempo depois.

Cerca de um ano antes, em maio de 2005, a Coleção Pereira Passos parece ter sido inventariada mas o documento intitulado Álbum Listagem já apresentava inúmeras lacunas na identificação do conteúdo de cada álbum. Talvez já estivesse, ali, naquela longa lista de tabelas incompletas, uma sucessão de letras e números indecifráveis cuja finalidade seria encobrir a possível subtração paulatina de fotografias de grande valor histórico e comercial.

Se de fato ocorreu um furto durante aquele feriado, foi usado como cortina de fumaça para apagar os traços dos furtos anteriores. Encerrada a investigação criminal e passados sete anos, grande parte do acervo furtado continua desaparecida.

Este livro, intitulado A01 [cod.19.1.1.43] — A27 [s|cod.23], como a notação e ordenação originais dos álbuns, contém as reproduções do interior e do conteúdo de cada caixa, tal como foram encontrados após a constatação do grande furto. Dos álbuns remanescentes foram reproduzidos cerca de 20% do seu conteúdo fotográfico. Sobre o que não foi possível reproduzir aqui, cabe ao leitor exercitar sua imaginação.

Prêmios

  • PhotoBook of the Year Award – Paris Photo e Aperture Foundation
  • Prix du Livre Historique 2013/Historical Book Award 2013 – Les Rencontres ARLES Photographie

Additional Information

Weight 1.5 kg
Dimensions 36 x 27 x 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “A01 [COD. 19.1.1.43] – A27 [S|COD.23]”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Editora Madalena

Livros exclusivos da Editora Madalena